terça-feira, 10 de janeiro de 2012

LEPTOSPIROSE: ALERTA PARA DOENÇA

.        Neste período de chuva, tende a aumentar a leptospirose, doença transmita por meio da bactéria da urina dos roedores.  Com as enxurradas e escoamento ataca diretamente o ser o humano. A Vigilância Ambiental faz a desratização dos principais locais onde os ratos são encontrados no Distrito Federal, o órgão alerta que a pior maneira de erradicar os roedores é o chumbinho (veneno). Além de proibido, a substância não é eficaz e pode proliferar mais animais.

Segundo a especialista em roedores da Universidade UCB de Goiás, Cinara Silva, os ratos têm aversão a novos ratos, sendo assim, quando encontram o chumbinho nos alimentos, utilizam os filhotes para experimentar os resíduos de comida. “Os menores morrem e os mais velhos sobrevivem”, explicou. Com a redução da espécie, as fêmeas entram em cio e originam diversos roedores.


Controle

.         As medidas se baseiam no controle dos roedores e em medidas para melhorar o meio ambiente - habitação protegida das águas das chuvas, saneamento básico e cuidados especiais com o lixo, principal alimento do rato.


.           Tratar esgotos e galerias por onde passa a água das chuvas, saneamento básico e cuidados especiais com o lixo.


.       Tratar esgotos e galerias por onde passa a água da chuva também é essencial, pois evita as inundações e dessa forma não há como a urina do rato alcançar os homens.


Sintomas

.       Febre, dor muscular (panturrilha), náuseas e vômito, dor de cabeça, e icterícia (pele e mucosas amareladas).
(Matéria Alerta: reproduzida do site da Administração do Park Way). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário