quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

DILMA COLOCA MINISTÉRIOS EM ATENÇÃO AOS ATINGIDOS PELAS CHUVAS

5 Ministérios presentes na Coletiva à Imprensa
.               A presidenta Dilma Vana Rousseff determinou apoio aos atingidos hoje pelas chuvas, mas, antes mesmo, preocupava com ações concretas com situações como estas, tanto que, em 21/12/2011, baixara a Medida Provisória nº 553/2011, que abria crédito extraordinário de R$ 553.581.700,00 para, além de atender a cooperação com a Defesa Civil, apio a obras preventivas de desastres e ações da Defes Civil, além da implantação do CENTRO DE MONITORAMENTO E ALERTA DOS DESASTRES NATURAIS.
.              E foi, seguindo esta determinação, que hoje houve mais uma reunião da Ministra Gleice Hoffman, com os Ministros, visando um apoio coordenado do Governo Federal aos atingidos.
.                        Os Ministérios da Integração, dos Transportes, da Defesa, dos Transportes, da Saúde e do Ministério de Ciência, Teconologia e Inovação deram entrevista coletiva hoje, após a reunião com a Ministra Gleice Hoffman..
.                         O Ministro da Integração resumiu algumas medidas.Informou que houve a liberação preliminar de R$ 75 milhões para os três principais estados atingidos, MG(30), RJ (25) e ES(20milhões). Além de 8000 cestas básicas, 15 toneladas de medicamentos e 300 barracas.
.                             E novas transferências ocorrerão após as solicitações dos Estados atingidos serem apreciadas. o que ocorrerá em breve.
.                      Informou ainda que a Força Nacional de Apoio Técnico está remetendo técnicos para as regiões:  35 geólogos (12ES, 12MG e 11 RJ) e hidrólogos, 5 já, e, até o fim de semana, mais 10.
.           Coordenados para cada Estado foram designados representantes do Governo Federal, para RJ Teresa Campelo, MG Paulo Sérgio, e, para ES, o Cel Humberto Viana.
.             O Ministro dos Transportes, Paulo Sergio, informou que 50 trechos de rodovias atingidos pelas chuvas, em MG (33), ES (10), GO(02), RJ (03) e MT(02), Destas 17 já foram normalizadas, 25 operam em regime parcial e 8 ainda estão interrompidas.
João Carmo Vilela, do Ministério da Defesa
.               Já o Cel. João Carmo Vilela, chefe de Preparo e Emprego do Ministério da Defesa,  deixou claro o apoio relevante das forças armadas que estão apoiando os atingidos com uso de tecnologias especiais (passadeiras e portadas)  e que elas se encontram de sobreaviso para atender a qualquer demanda..
Minstro Padilha alerta até para depois das chuvas.
.                            O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, apresentou um informe das ações de sua área, inclusive que esteve in loco em diversos municípios da Zona da Mata até a fronteira do Rio de Janeiro. Afirmou que todos os serviços de saúde estão funcionando, de alta complexidade ou não. Em Guidoval, MG, o sistema de saúde foi recuperado, pois fora totalmente atingido. Em Uba, Muriaé, os hospitais estão funcionando. 15 toneladas de kits já foram enviados desde a semana passada. E, no RJ, 12 municípios estavam com o sistema de água afetado com ação do Estado foram regularizados.  As orientações são inclusive de precaver futuros surtos de doenças, como as hídricas (evitar diárreias), doenças imunoprevenidas (com vacinas antitétânicas), doenças causas por animais silvestres (soros para os Municípios), leptospirose (inclusive, serviços de diagnósticos rápido e orientações preventivas e como agir em caso de sintomas similares ao da doença). E há prontidão a força nacional SUS, em cooperação com os Estados e Municípios está presente.
.                         Por fim, alertou que:
Toda pessoa que começar a sentir febre e dores no corpo nesse momento deve procurar um serviço de saúde. É importante alertar a população que qualquer manuseio nas áreas inundadas deve ser feito com a pessoa calçada, com camisas de manga, luvas, a fim de evitar a proliferação de leptospirose.”
.                             Carlos Nobre, Chefe de Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério de Ciência e Tecnologia e Inovação, alertou que ainda há riscos de chuvas, podendo haver tempestades localizadas. E disse que, após sábado, há uma tendência a diminuição das chuvas, mas até lá é necessário estar alerta.
             (Matéria de Hudson Cunha)
.                           .                       
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário