segunda-feira, 8 de outubro de 2012

O CONTÍNUO E VERTIGINOSO CRESCIMENTO DO PT, TAMBÉM, NAS ELEIÇÕES DE 2012

          Uma avaliação, mesmo superficial, das eleições  de 2012, não pode deixar de reconhecer o PT  como vitorioso, além de ter conquistado o maior número de votos absolutos nas eleições: mais de 17,25 milhoes de votos,  seja com crescimento  como PT  enquanto partido nacional organicamente, seja na representação da população brasileira e seja estrategicamente para as lutas futuras do Partido dos Trabalhadores.
        O PT, em comparação com as eleições anteriores, desenvolveu uma eficaz política de alianças,  onde não ganhou, em grande parte de municípios possuía aliados da base de apoio do Governo Federal que conquistaram Prefeituras ou indo para disputa no segundo turno.
         Quanto a prefeituras com candidato do PT na cabeça de chapa, foram conquistadas 628(14% a mais do que 2008)  prefeituras e, ainda, irá para o segundo turno com 22 grandes cidades/capitais.
        No número de vereadores,  há sempre crescimento do PT, crescente desde a primeira eleição, mas nas últimas três é significativo, basta constatar que de 2816 (2004), 3206 (em 2008), agora, em 2012, alcança 5.102 vereadores, sendo o PT o partido que mais cresceu em número de vereadores 1896 a mais somente em 2012.
        O PT se consolida como terceira força partidária, não só no número de prefeituras, que o PT possui terceiro lugar desde 2008,  mas, também, de vereadores, alcançando o 3º posto em 2012, eis que tinha o 7º lugar em 2004 e 5º em 2008.
        O PT diminui a diferença em relação ao PSDB em número de vereadores,  em 2004, o PT  possuía  somente 2816, em PSDB 4544; em 2008, passou a diminuir a diferença de 3206 x 4544, agora, em 2012, a diferença é de somente 82 prefeituras, PT 5102 x PSDB 5102 vereadores. Agora, a tendência é de crescimento e ultrapassar os tucanos.
        E, ainda, estrategicamente,  com suas alianças, dado o comprometimento de seus candidatos a vereadores e a prefeitos eleitos, o PT tomou corpo, tanto próprio, para as eleições de 2014.
        Saliente-se que, durante toda a campanha, o prestigio de Dilma Vana Rousseff, a presidente petista, permaneceu em crescimento e não foi abalado, por outro lado, os representantes da direita se digladiavam entre si e mostraram fragilidades. O que também contribui estrategicamente para o PT.
         Por outro lado, a direita sofreu um duro récuo na sua influência nas Prefeituras, com a dimunuição inclusive do número de Prefeituras, DEM (-44%),PP (-15%), PPS (-9%), etc. E, o PSB, cresceu muito, mas menos do que esperado por suas lideranças, o que o coloca como necessitando de aliados para a campanha de 2014.
  
DESTAQUE: DOS 35 MUNICÍPIOS MAIORES GANHAMOS EM 8 NO PRIMEIRO TURNO.
GANHAMOS NO PRIMEIRO TURNO EM: ANÁPOLIS –GO, com Antonio Gomide; CANOAS –RS, com Jairo Jorge; CARAPICUIBA-SP, com Sérgio Ribeiro; GOIÂNIA-GO, com Paulo Garcia; OSASCO -SP, com Jorge Lapas; SÃO BERNARDO DO COMPOS, com Luiz Marinho; SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, com Carlinhos Almeida; UBERLANDIA – MG, com Gilmar Machado.
E VAMOS PARA O SEGUNDO TURNO, COM CANDIDATOS PRÓPRIOS DO PT, NAS SEGUINTES CIDADES E CAPITAIS: BETIM –MG, com Maria do Carmo; CAMPINAS –SP, com Márcio Pochmann; CASCÁVEL – PR, com Professor Lemos; CONTAGEM - MG, com Durval; CUIABÁ-MT, com Ludio; DIADEMA –SP, com Mário Reali; FORTALEZA –CE , com Elmano; GUARULHOS, com Almeida; JOÃO PESSOA –PB, com Luciano Cartaxo; JUIZ DE FORA – MG , com Margarida Salomão; MARINGÁ-PR, com Enio Verri; MAUÁ-SP, com Donisete Braga; MONTES CLAROS – MG, com Paulo Guedes; NITERÓI-RJ, com Rodrigo Neves; PELOTAS, com Marroni; PETRÓPOLIS –RJ, com Paulo Mastrangi; PONTA GROSSA – PR, com Péricles; RIO BRANCO, com Marcus Alexandre; SALVADOR –BA, com Pelegrino; SÃO PAULO –SP , com Haddad; TAUBATÉ-SP, com Isaac do Carmo; e, VITÓRIA DA CONQUISTA – BA, com Guilherme.

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário