domingo, 8 de maio de 2016

TVT: OLHAR = PÓS OCUPAÇÃO: A EDUCAÇÃO EM XEQUE

.             Destaca a iniciativa da categoria estudantil, o apoio dos movimentos sociais, de artistas e outros segmentos da comunidade. A mudança conquistada a partir das ocupações de 2015. Estudantes atentos e atentas. Esclarece o que era o plano de Alckmin de reduzir as escolas e as salas de aula, decidido sem ouvir a comunidade escolar. As dificuldades, articulações e enfrentamentos nas ocupações. 
.            A inspiração nas Rebelión de los Pinguins (Rebelião dos Pinguins), do Chile. O desmascaramento e derrotada da estratégia governamental. Espancamentos policiais contra os menores e as menores participavam das ocupações, também ocorrido em relação a jornalistas, pais e apoiadores. As denúncias levadas a organismos internacionais de uso da violência moral e física, do uso desproporcional de armamentos, das violações às leis impunemente e policiais agiam sem identificação. A comunidade escolar passou a ter apoio inclusive jurídicos da sociedade. Houve a vitória jurídica. O governo Estadual recuou, em parte, pois continuou reprimindo e manobrando determinadas políticas educacionais. 


CONTINUAÇÃO 
Mostra a mudança nova postura do Estado, bem como dos membros da comunidade escolar, num sentido positivo, após as ocupações. Surgiu, com a participação ativa e consciente, uma unidade pais+alunos+educadores. E maior conhecimento do papel da educação numa sociedade de classes e da situação real da educação no Estado de São Paulo, com a certeza que a luta é prolongada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário